Dicas para manter seus livros novinhos em folha

image

Oii gente, tudo bem? Estava tendo umas ideias para post, e achei esta daqui bem interessante e bem útil. Depois que eu terminei de pesquisar sobre isso percebi que tenho que tomar mais cuidado com os meus livros.Muitas eu já fazia, outras não faço por causa da limitação que tenho na minha prateleira (ela é pequena e tem fundo, ou seja, sem passagem de ar), e agora vou tomar ainda mais cuidado.

Aqui estarei fazendo uma lista de algumas dicas de conservar seus livros, umas que eu faço e também outras ainda que são muito importantes:

O que fazer para deixar seus livros sempre limpos?

Para não acumular poeira nos seus livros espane eles uma vez por semana. E uma vez no ano, limpe os livros por dentro passando uma trincha de cerdas macias bem perto da costura ou um pano seco nas primeiras páginas, para tirar a poeira acumulada. Passe um pano úmido na estante também, para a poeira que estiver acumulada lá não vá para seus livros. Sem esquecer de tomar cuidado quando for comer perto do seu livro, para não correr risco de suja-lo com comida.

– Qual a forma correta de tirar um livro da estante?

Geralmente, quando a nossa estante é pequena ou temos muitos livros, ocorre de que quando vamos pegar um livro, o pegamos pela sua lombada,o que a danifica. A maneira certa seria puxar com delicadeza os outros que estão ao lado desse para o lado, e puxa-lo pelo meio da lombada.

– Qual a forma correta de guardar os livros na prateleira?

O certo é deixar seus livros na vertical e com uma pequena distância do livro que está ao lado dele, mas se você prefere deixá-los na horizontal tome cuidado para não colocar muitos, de forma que eles sejam do mesmo tamanho ou em forma de pirâmide, pois, com o tempo, o peso marca o livro que estiver embaixo.

– O que fazer para evitar odores indesejados?

Manuseie seus livros frequentemente, e/ou deixe eles abertos por um tempo em um lugar fresco, arejado e com sombra, assim eles não ficaram com cheiros desagradáveis, e impedirá que microrganismos se acumulem nele e colabora para as folhas não ressecarem e ficarem quebradiças.

– Qual o ambiente mais apropriado?

Em uma estante, ou no lugar que você tiver espaço e desejar, mas de forma que não pegue luz direta, seja artificial ou solar, nos seus livros e que seja aberto, se colocar em um espaço fechado, como um armário ou algo do tipo, abra frequentemente para arejar o lugar. Deixe um espaço entre os livros e a parede, ou o que estiver a trás dos seus livros, se não a parede poderá transmitir umidade aos livros, e com umidade surgem os fungos.

– Uma parte do meu livro está danificada, o que faço?

Procure alguém que entenda do assunto, não tente colar com fitas do tipo durex, fitas crepes e nem com cola branca, pois esses materiais podem provocar manchas irreversíveis quando aplicados devido a alta acidez.

– Tem algum problema em usar clipes como marcadores?

Sim, eles são feitos de ferro, e ferro enferruja, podendo manchar o seu livro, e uma mancha que poderá nunca sair do seu livro, use marcadores de papel ou outros que não sejam feitos de ferro.

Um conselho:

Lave as mãos antes de pegar qualquer um de seus livros, isso ajuda a mantê-los limpos e menos gordurosos. E cuidado ao manuseá-los e ao guardar eles para não danificar a capa ou a lombada. Aqui estão várias dicas que eu achei importante ressaltar, umas por experiência própria e outras que eu pesquisei e achei importante citar. Espero que essas dicas lhes sejam úteis. ^-^

Outros blogs e sites que também dão algumas dicas para conservação de livros:

http://oglobo.globo.com/economia/imoveis/dicas-para-conservar-os-livros-da-sua-estante-7903161

http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/2014/02/dica-do-dia-como-conservar-seus-livros.html#.VPCvLSyYRoE

http://livroecafe.com/2014/05/29/10-dicas-para-voce-conservar-os-seus-livros/

http://www2.prsc.mpf.mp.br/conteudo/servicos/biblioteca/coletaneas/documentos/Dicas.pdf

Abraços e até o próximo post…

Anúncios