Dicas: Como ler de forma mais rápida e eficiente?

vintage-vintage-retro-notebook-books-postcards-paper-photography-watches-pens-table

Hey, pessoas lindas que estão lendo este post! Tudo bem com vocês?

Para o post de hoje andei procurando, pesquisando, em vários sites, dicas de como ler mais rápido, mas acabei chegando à conclusão de que seria melhor, e mais viável, eu mesma dar algumas dicas e não só me basear nas que encontrei durante minha pesquisa na net. Abaixo listarei algumas:

1. Leia apenas um livro por vez:

Já vi muitas contradições a respeito disso, algumas pessoas dizem que ler mais de um faz com que a pessoa leia mais livros em menos tempo, e outras dizem que é melhor ler apenas um livros por vez. Acho que, lendo mais de um livro ao mesmo tempo ou lendo apenas um, dará na mesma, pois você vai ler cada um desse livros na mesma velocidade, lê o capítulo de um e depois lê o de outro não seria a mesma coisa que ler dois de um livro só? Creio que sim, até porque, ao ler mais de um livro ao mesmo tempo, causaria talvez uma grande confusão em nossas mentes, mas isso também poderia fazer com que a leitura de determinado livro não ficasse mais tão cansativa.

2. Crie metas, cumpra-as e vá além delas:

Escolha metas diárias, por exemplo: “Hoje irei ler dá página tal à página tal”, “Hoje vou ler desse capítulo até esse outro”, ou até “Hoje vou fazer de tudo para terminar esse livro!”. Isso ajuda bastante também, mas, além de cumprir suas metas, tente ir além delas, sempre que tiver um tempinho sobrando pegue seu livro e comece a ler – por isso é bom sempre estar com algum livro na mão.

* Dica Extra: Não leia enquanto estiver sonolento ou muito cansado, isso, além de deixar com mais sono, fará com que você tenha que ler um trecho mais de uma vez e comprometerá seu entendimento.

3. Escolha a hora certa de ler um livro por gênero:

Com essa 3ª dica pode parecer que estou contradizendo o que disse na 2ª dica. Não estou. Você pode sim ler em toda vez que te sobrar um tempinho a mais, mas juntando essa dica com a de “não leia enquanto estiver sonolento ou muito cansado”, vemos que podemos ler sempre que tivermos tempo mas também escolher qual serão esses momentos, em algum desses intervalos que temos durante a correria do dia a dia podemos escolher entre ler ou descansar um pouco, o mais aconselhado é que você descanse se sua mente estiver muito cansada, pois assim, quando for pegar algum livro para ler, você poderá ter uma leitura mais eficiente, já que sua mente está bem disposta e descansada.

4. Fique sempre com um lápis na mão e sublinhe palavras que não entendeu para procurá-las depois:

Muitas vezes perdemos um precioso tempo de leitura por estarmos toda hora indo ao dicionário procurar uma palavra que não entendemos, mas o que podemos fazer então para entendermos o que o autor está querendo dizer e não perder tempo? Simplesmente sublinhe com um lápis (para não manchar seu livrinho lindo) a(s) palavra(s) que não entendeu e deixe para procurar em outro momento em que tiver tempo.

5. Não releia trechos que já leu:

Quando não entendemos alguma frase, parágrafo ou trecho, nós leitores temos o costume de reler essa parte, mas isso gasta muito tempo e perdemos de estar lendo o trecho seguinte. Então segure sua vontade de reler aquele trecho e siga em frente e sempre em frente.

Bem, essas são algumas dicas que eu passo para vocês, juntando quase tudo das outras dicas que vi na maioria dos sites que visitei. Abaixo deixo alguns links com mais algumas dicas também:

E por hoje é só, espero que tenham gostado! E se quiserem acrescentar mais alguma coisa, vão ali nos comentários e me digam, ficarei feliz em saber!

Beijos e abraços! Até o próximo post…

Anúncios