Lendo o Maior dos Clássicos: Tiago

DSC02595Olá, meus queridos leitores e leitoras! Tudo bem com vocês?

Lembram que no mês de junho eu criei essa nova categoria (Lendo o Maior dos Clássicos)? Pois é, mês passado (julho), no dia em que eu iria fazer um novo post dessa categoria (sexta da semana passada), meu computador lindo aqui resolveu que não queria conectar com a internet e que iria travar. Mas após uma pequena limpa, ele voltou a funcionar normalmente. E aqui está!

Hoje irei falar do livro de Tiago, o qual foi escrito por Tiago (como o nome já diz). Essa carta expressa a preocupação dele pelos cristão perseguidos que haviam sido membros da igreja de Jerusalém. Ela trata de vários megatemas, citados abaixo:

  • Fé Viva
  • Tribulações
  • Lei do amor
  • Falar com Sabedoria
  • Riqueza

Esboço:

Tiago escreveu para cristão que tinham sido espalhados por todo o mundo mediterrâneo por causa da perseguição. Em seus ambientes hostis, eles eram tentados a permitir que um acordo intelectual fosse entendido como uma fé verdadeira. Esta carta pode ter um rico significado para nós, pois nos lembra de que a fé genuína transforma vidas. Somos encorajados a colocar a nossa fé em ação. É fácil dizer que temos fé, mas a verdadeira fé produzirá ações amorosas em relação aos outros.

Fonte: Bíblia de Estudo, Aplicação Pessoal, Almeida Revista e Corrigida.

Gente, não canso de falar como a bíblia é maravilhosa, incrível, tudo de bom, e nosso “GPS” para os dias atuais. Uma parte que achei bem interessante nesse livro, foi essa:

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Tiago 3:5,6

Me diz se isso não é verdade? Acredito que eu já entrei em vários problemas por não controlar a língua, e que tanto problema esse pequeno membro cria, não? Haja paciência, hein. Isso é sério, e muito, da mesma boca que pode sair elogios, críticas construtivas e coisas boas, também podem sair palavras tão “afiadas” que chegam a acabar com relacionamentos, empregos, e ferem muitas pessoas.

Mas quem disse que controlar essa linguinha é fácil? Eu sei, é difícil, e muito mais difícil ainda é encontrar pessoas que tenham total controle sobre ela. Por isso devemos pedir sabedoria a Deus todos os dias, e não só isso, mas paciência e muita também.

Está se sentindo irritado e com raiva de algo ou alguém? Respire fundo e conte até 10. Muitas vezes é melhor ficarmos quietos ao invés de falarmos o que não devíamos, sem nem mesmo ter ciência disso. Às vezes escapa, afinal, todos somos humanos e erramos, ninguém é perfeito. Creio que fazendo isso você pode evitar muitos conflitos e desentendimentos. 🙂

Enfim, isso foi só um pouquinho do que esse livro traz. E, para encerrar o post de hoje com chave de ouro:

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tiago 1:2,3

Espero que tenham gostado!

Beijos e abraços!

Anúncios