Séries: Sherlock Vs. Elementary

Olá, meus queridos leitores e leitoras! Tudo bem com vocês?

Sei que não costumo falar de séries de TV aqui no blog, mas não tem como uma fã de Sherlock Holmes não falar dessas duas séries. (Já deixo bem claro que o que será falado aqui é baseado no que foi lido nas obras de Sir Arthur Conan Doyle.)

Ambas tem seus pontos positivos e negativos, e, assim como a maioria das adaptações cinematográficas de livros, nenhuma das duas retrata, com todas as características o genial detetive. O que podemos analisar, contudo, são as semelhanças que há entre Sherlock e Elementary com a verdadeira obra.

elementary_1024x580

Após já ter assistido uma temporada inteira de Sherlock, me falaram da série americana Elementary, produzida pela CBS. Ouvi muitas coisas boas a respeito dela e resolvi ver se era tudo aquilo mesmo.  

Após alguns episódios, fui notando que quem era a “cabeça” não era o Sherlock, em vários momentos quem fazia as deduções era a Dra. Watson e não ele, era como se em várias partes ele dependesse dela em muitos sentidos, seja para mantê-lo longe das drogas ou ajudando nos casos. E eu pensava então, “Como a Watson pode ser mais inteligente do que ele, que nos livros é um dos maiores gênios do mundo?”. 

Outra coisa que pude perceber, foi a semelhança com a série britânica Sherlock (caso queiram saber mais a respeito dessas semelhanças, cliquem aqui). E também a mudança em certos aspectos da história original, a mais evidente é que agora Sherlock tem como acompanhante, uma mulher. Além de várias mudanças na personalidade do famoso detetive. 

Contudo, se não contrastada com a série Sherlock, nem com as obras originais, temos uma comum série de detetive, com uma parcela de mistério inteligente também, assim como disse a jornalista americana Andrea Behr.

Quem atua como Sherlcok Holmes na série é Jonny Lee Miller, e quem atua como Dra. Joan Watson, Lucy Liu.

Sherlock_bbc

Já a série Sherlock, da BBC, descobri por acaso na Netflix. Eu diria que, um dos aspectos que mais me incomodam nessa série é que, por enquanto, há três temporadas e apenas nove episódios no total, de 90 minutos cada. O que é compensado pela genialidade da série, que se assemelha mais às obras do Sir Arthur Conan Doyle, na minha opinião.

Nela temos Benedict Cumberbatch, como Sherlock Holmes e Martin Freeman, como Dr. John Watson.

Digo também que algumas analogias, feita mais por fãs do que pelos criadores da série, me incomodaram um pouco por não condizerem com o livro, mas nada que tenha afetado o desenvolvimento da história.

Eu, pessoalmente, considero essa a melhor adaptação, mas tudo depende do seu ponto de vista. Ambas são produções incríveis.

Abaixo trago mais algumas curiosidades sobre Sherlock (que me fizeram gostar mais ainda da série):

  • Mark Gatiss, um dos criadores da série, também é roteirista da série Doctor Who;
  • Martin Freeman interpreta Bilbo Bolseiro nos três filmes de O Hobbit;
  • No intervalo de tempo entra a primeira temporada e a segunda, Martin Freeman e Benedict foram escalados para O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, de Peter Jackson. Freeman atuou como Bilbo Bolseiro, enquanto Cumberbatch fez a voz do dragão Smaug;
  • Matt Smit (11º Doctor em Doctor Who) fez teste para o papel de Dr. Watson;
  • Benedict também já interpretou um dos personagens de Agatha Christie, ele foi um dos principais nomes no filme para TV Marple: Murder is Easy (2008).

Fontes: Adoro Cinema, Box de Séries, Cinefreak e Wikipédia.

Espero que tenham gostado! Qual das duas séries vocês preferem? O que acharam desse tipo de post? Não deixem de comentar! 😉

Beijos e abraços!

Anúncios