Lendo o Maior dos Clássicos: Eclesiastes

Bíblia Sagrada

Oi, gente! Tudo bem com vocês? 

Após algum tempo sem nenhum post da categoria “Lendo o Maior dos Clássicos”, aqui estou para falar dessa vez sobre o livro de Eclesiastes, escrito por Salomão há quase três mil anos (já faz um tempinho, né?).

Salomão, aquele que, quando foi coroado rei, pediu a Deus sabedoria, e se tornou o homem mais sábio do mundo. Ele que escreveu (inspirado pelo Espírito Santo) aquela passagem que acho que todo mundo já deve ter ouvido: “Tudo tem o seu tempo determinado”; se não essa, alguma outra parecida.

É ilusão, é ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão. A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso?

Eclesiastes 1:2,3

Minha vó costuma sempre comprar um pacote de bombons. Eu, sendo uma pessoa que ama chocolate, volta e meia, estou lhe pedindo para pegar um. Certo dia, lá estava eu prestes a dar uma deliciosa mordida no meu bombom, muito feliz por tê-lo conseguido, não parecia haver qualquer sinal que aquele ali estaria diferente de todos os outros belíssimos bombons. Quando finalmente o mordi, me surpreendi, o sabor acabou rapidamente. Ele estava oco, sem brincadeira! Ah, como fiquei frustada e desapontada naquele momento!

Isso é o que acontece quando as pessoas se agarram às suas posses, experiências, ao seu poder e/ou prazer. Todas essas coisas, em um primeiro momento, podem trazer uma grande alegria e satisfação, mas logo tudo se acaba, aquela felicidade se transforma em tristeza, pois você não pode viver junto delas para sempre, quando estiver perto da morte, ou sofrendo muito, tudo aquilo não lhe trará mais alegria alguma. As riquezas aqui na terra vão e vem, uma hora você pode ser rico, outra não. 

Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.

Eclesiastes 5:10

E isso, muitos só percebem quando já é tarde. Algumas vezes, quando veem alguém que amam muito morrer. Por isso:

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Eclesiastes 3:1

Em Eclesiastes, Salomão diz que tudo é vaidade, tudo é ilusão. Aproveite cada momento, mas do jeito certo. Salomão disse que a única coisa que vale a pena é adorar e louvar ao Senhor, aquele que nos criou. 

E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.

De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.

Eclesiastes 12:12,13

Não só por isso, mas por ser algo incrível e maravilhosamente bom. Não é animador saber que há alguém que te ama tanto que até morreu para você viver? E que ele está vivo, se preocupa e quer o melhor para você? Eu não acho que isso seja só bom, é muito, mas muito mais do que isso, é tão incrivelmente e maravilhosamente bom que não há palavras para descrever. Esse é o imenso amor de Deus. ❤

